Atendimento

(34) 3236-2560

(34) 98814-1616

Chame pelo WhatsApp (34) 98827-8841

CBIC HOJE - EDIÇÃO 5607

NEWSLETTER 27.10.2015 / EDIÇÃO 5607

Presidente da CBIC apresenta ações da entidade em prol do setor a diretores e conselheiros do Sinduscon-Pelotas 

Representante das entidades de obras rodoviárias, mercado imobiliário, segmentos da construção e saneamento, a CBIC está presente em todas as unidades da federação. O presidente da CBIC, José Carlos Martins, esteve hoje (26/10) com os diretores e conselheiros do Sinduscon-Pelotas. Durante o encontro, Martins proferiu palestra sobre o cenário atual do setor da construção, com a previsão de perda de meio milhão de trabalhadores. Em 2003, o setor contava com 1,3 milhão e em 2013 com cerca de 3,1 milhões. Abordou também questões referentes às crises política, econômica e regulatória. “É preciso entender a crise sem perder as oportunidade que ela proporciona”, destacou. Sobre o cenário futuro, reforçou a importância da administração com prudência, do aumento da competitividade e da volta de investimentos. Sobre novos mercados, destacou as concessões e PPPs, como saída para o Brasil voltar a crescer. Abordou também o projeto O Futuro da Minha Cidade, iniciativa da CBIC, que conta com o apoio do Sesi Nacional, que busca mobilizar a sociedade para ser protagonista na gestão das cidades, desenvolvendo soluções para a sustentabilidade. A ação propõe um modelo de trabalho para a implantação de programas de planejamento e desenvolvimento sustentável envolvendo as principais lideranças do município.  Martins também comentou sobre o projeto Ética e Compliance, que conta o apoio do Sesi Nacional, e que a entidade aderiu ao Pacto Global.  A meta do projeto de ética é de que até o Enic de 2016 conte com a adesão de 150 empresas ao Pacto Global. 

Fundadora da Urban 3D fala sobre impressão 3D e o futuro da construção civil durante reunião da Comat

 

Anielle Guedes, fundadora de Urban 3D, startup dedicada à melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos, participa nesta quinta-feira (29/10), na sede da CBIC, em Brasília, da reunião da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat/CBIC), para falar da Impressão 3D e do Futuro da Construção Civil. Em parceria com governos e prefeituras, a empresa tem como objetivo oferecer habitação sustentável não apenas nos centros urbanos, mas, também, em lugares onde a urbanização ainda não chegou. Segundo Anielle, é possível construir moradias de baixo custo aliando desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade. Durante a reunião, também serão abordados temas como a parceria CBIC/Senai – ISI/IST – Análise das propostas de desafios; resultados dos painéis da Comissão no 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), e seminário Melhoria do Desempenho dos Empreendimentos de Habitação de Interesse Social, realizado no último dia 2 de outubro. 

ABNT ganha novo comitê com foco em gestão e economia de energia

Foto: divulgação Abrinstal

A Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações (Abrinstal) lançou na última semana em São Paulo o Comitê Brasileiro de Gestão e Economia de Energia (CB-116) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O objetivo do novo comitê, que será gerido pela própria Abrinstal, é estabelecer canais formais para o avanço da normalização e regulamentações, visando ao desenvolvimento e manutenção de práticas de gestão e economia de energia. Para o diretor executivo da Abrinstal, Alberto Fossa, "gestão e economia de energia estão tornando uma exigência global. O Brasil precisa adotar regras e normas para o uso da energia ser o mais racional e econômico, acompanhando as tendências mundiais". "Vamos promover esse debate com diferentes partes para avançarmos no tema. É nesse sentido que o comitê vai atuar", disse.

(Com informações do Portal Piniweb)

São Paulo sediará encontro sobre distratos, com destaque para consequenciais da atual conjuntura

O Sinduscon-SP e a Federação Internacional Imobiliária (Fiabci-Brasil) realizam nesta quarta-feira (28/10), na sede do sindicato, em São Paulo, encontro empresarial sobre “Distratos: consequências da atual conjuntura – soluções e alternativas possíveis” com palestras nacionais e internacionais sobre o panorama, impactos e aspectos jurídicos desse tipo de acordo. Na ocasião, também será promovida uma mesa redonda sobre o impacto do distrato para a indústria imobiliária. O debate contará com a participação do vice-presidente de Habitação Popular do Sinduscon-SP, Ronaldo Cury; do vice-presidente Imobiliário do Sinduscon-SP, Odair Senra; do diretor da Fiabci-Brasil, Emilio Kallas; do diretor da Eztec, Emílio Fugazza; e do diretor executivo da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Renato Ventura. Os aspectos jurídicos de um distrato também serão explorados no evento, com a presença do membro do jurídico do Secovi-SP e diretor da Fiabci-Brasil, Marcelo Terra, e do conselheiro jurídico do SindusCon-SP, Rodrigo Bicalho.

Fasc/CBIC avalia ações da área de responsabilidade social durante reunião nesta terça-feira 

Os membros do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC se reúnem nesta terça-feira (27/10), na sede do Secovi-SP, em São Paulo. Na pauta, destaque para as avaliações do Dia Nacional da Construção Social (DNCS) de 2015 e da participação do Fasc no 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic); Prêmio CBIC de Responsabilidade Social: projetos premiados em 2015; apresentação do novo plano de trabalho do Fasc para o 2016; definição de novos líderes para os novos projetos e/ou continuidade e apresentação de cronograma para reuniões de 2016, e projeto Plataforma de Liderança Sustentável. A próxima reunião do Fasc/CBIC será no dia 26 de novembro, das 10h30 às 15h, no Rio de Janeiro. 

Crise de Identidade

Em artigo intitulado “Crise de Identidade”, o vice-presidente da CBIC e presidente do Sinduscon Teresina, André Canuto Baía, destaca que “nenhum país, estado ou cidade vai adiante sem decisões corretas e as decisões corretas não virão se um autoexame sério não for feito”. Em razão do aniversário do Estado do Piauí, André Baia sugere como presente ao Estado e ao seu povo uma grande reforma cultural, que destrua as Crises de Identidade, que passe a tratar quem licitamente produz como heróis. ” Chegou a hora de uma revolução, de lançarmos combustível nos nossos sonhos e sabiamente avançarmos! Chamo você para juntos lutarmos por isto! Deus nos ilumine! Parabéns Piauí! Avante!”, destaca.

 

 

CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção | SCN - Quadra 01 - Bloco E - Edifício Central Park -

13º Andar - CEP 70.711-903 - Brasília/DF | Tel.:(61) 3327-1013

unsubscribe from this list    update subscription preferences 
Inscreva-se aqui para receber nossos informativos