Atendimento

(34) 3236-2560

(34) 98814-1616

Chame pelo WhatsApp (34) 98827-8841

CBIC HOJE - EDIÇÃO 5573

NEWSLETTER 26.08.2015 / EDIÇÃO 5573

View this email in your browser

 

Em um ano, setor da construção fechou 700 mil vagas no País

 

  Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgados ontem (25/08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que a taxa de desemprego (direto e indireto) no setor da construção entre o primeiro e o segundo trimestre de 2015 foi de 6,7% dos trabalhadores. No período, a indústria da construção perdeu mais de 500 mil postos de trabalho. No ano, o resultado foi ainda pior. Entre abril e junho deste ano, se comparado a igual período de 2014, o setor perdeu 8,6% das vagas, queda de quase 700 mil vagas. (Com informações do Valor Econômico)

87º Enic: o fórum "Gestão compartilhada como fator de sucesso na implantação eficiente de projetos" integra pauta do evento

   O Fórum Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços da CBIC se reunirá no dia 24 de setembro, das 14h às 17h, em Salvador/BA, por ocasião do 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), promovido pela CBIC e organizado pela Ademi-BA e Sinduscon-BA. O tema de destaque do encontro do Fórum será “Gestão compartilhada como fator de sucesso na implantação eficiente de projetos”, com foco nas visões do contratante e do contratado. Após a exposição do tema, haverá debate em grupo com proposições de ações e discussão e formulação de plano de ação.  Para mais informações e inscrições no 87º Enic, que será realizado de 23 a 25 de setembro, no Senai Cimatec, em Salvador, clique aqui

I Seminário Regional sobre Infraestrutura, PPPs e Concessões será no dia 15 de setembro em Curitiba

Crédito: Erivelton Viana

A CBIC e o Senai Nacional dão início no próximo mês de setembro aos Eventos Regionais Concessões e Parcerias – Ampliação das oportunidades de negócios. O I Seminário Regional sobre Infraestrutura, Concessões e PPPs (Parcerias Público Privadas) será realizado pelo Sinduscon-PR, no dia 15 de setembro, na sede do Sindicato, em Curitiba. O objetivo é abordar as oportunidades de negócio, capacitar as empresas, mostrar exemplos de sucesso e, principalmente, levantar o “cardápio de projetos” em cada localidade. Além do programa federal de concessões, durante o evento também serão tratados projetos sobre habitação, reuso de água, pátios veiculares, entre outros. Uma das seções do evento abordará o tema “Uma nova perspectiva para negócios com o poder público utilizando as concessões e as PPPs – conceitos fundamentais, diferenças e potencial para os próximos anos”. Clique aqui para mais informações e inscrições. 

Trabalhadores do setor do DF recebem certificação em formatura de alfabetização nesta sexta-feira

O Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci-DF), com apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF) e do Sindicato dos Trabalhadores (STICMB), realiza nesta sexta-feira (28/08), às 19h, na sede do Sinduscon-DF, em Brasília, solenidade da 28ª Formatura de Alfabetização e Primeiro Segmento do Ensino Fundamental. Durante o evento, 61 trabalhadores que frequentam as aulas dentro do próprio canteiro de obras serão certificados. Em 24 anos, o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, fruto de uma parceria entre o Seconci-DF e a Secretaria de Educação do DF, já certificou cerca de 12 mil alunos. Para o presidente da entidade, Deyr Corrêa, a alfabetização é o primeiro passo da cidadania do homem. “A partir daí, os efeitos se multiplicam, geometricamente. Ter uma escola dentro do local de trabalho estimula a aprendizagem”, ressalta. Já para os trabalhadores, essa é a oportunidade de retomar os estudos. Para muitos, a primeira vez em uma sala de aula. “Eu estou começando a aprender agora. Antes, eu não sabia nem escrever meu nome e agora já escrevo. O próximo passo é aprender a fazer contas”, comemora o servente e orador da turma na formatura, Francisco Soares, 45 anos. As aulas ocorrem de segunda a quinta-feira, nos canteiros das obras.

Propostas para regularizar descarte de construção civil aguarda aprovação em Minas Gerais

   Propostas para a regularização dos descartes da construção civil em Juiz de Fora/MG aguardam a aprovação do Legislativo para regulamentar a atividade na cidade. Os projetos “Sistema de Gestão Sustentável de Resíduos da Construção Civil e Resíduos Volumosos” e “Plano Integrado de Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil” foram apresentadas pela Prefeitura nesta terça-feira (25) na Câmara de Vereadores. Os projetos foram elaborados em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa busca estabelecer padrões para o descarte tanto para moradores com reformas pontuais quanto para empreiteiras e obras de maior porte. Para cumprir a legislação, o plano prevê 15 pontos para o descarte regular de pequenos geradores (até um metro cúbico por viagem), evitando os bota-foras. Para o grande gerador (acima de um metro metro cúbico), o projeto prevê a criação de grandes espaços de triagem, com usinas de reciclagem para o reaproveitamento dos resíduos. O Executivo aguarda os procedimentos legais sobre o plano, para que, uma vez aprovado, seja implantado no município.
(Com informações do G1)

CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção | SCN - Quadra 01 - Bloco E - Edifício Central Park -

13º Andar - CEP 70.711-903 - Brasília/DF | Tel.:(61) 3327-1013

unsubscribe from this list    update subscription preferences