NEWSLETTER 26.08.2015 / EDIÇÃO 5573 |
Em um ano, setor da construção fechou 700 mil vagas no País
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgados ontem (25/08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que a taxa de desemprego (direto e indireto) no setor da construção entre o primeiro e o segundo trimestre de 2015 foi de 6,7% dos trabalhadores. No período, a indústria da construção perdeu mais de 500 mil postos de trabalho. No ano, o resultado foi ainda pior. Entre abril e junho deste ano, se comparado a igual período de 2014, o setor perdeu 8,6% das vagas, queda de quase 700 mil vagas. (Com informações do Valor Econômico)
87º Enic: o fórum "Gestão compartilhada como fator de sucesso na implantação eficiente de projetos" integra pauta do evento
O Fórum Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços da CBIC se reunirá no dia 24 de setembro, das 14h às 17h, em Salvador/BA, por ocasião do 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), promovido pela CBIC e organizado pela Ademi-BA e Sinduscon-BA. O tema de destaque do encontro do Fórum será “Gestão compartilhada como fator de sucesso na implantação eficiente de projetos”, com foco nas visões do contratante e do contratado. Após a exposição do tema, haverá debate em grupo com proposições de ações e discussão e formulação de plano de ação. Para mais informações e inscrições no 87º Enic, que será realizado de 23 a 25 de setembro, no Senai Cimatec, em Salvador, clique aqui.
I Seminário Regional sobre Infraestrutura, PPPs e Concessões será no dia 15 de setembro em Curitiba
Crédito: Erivelton Viana
A CBIC e o Senai Nacional dão início no próximo mês de setembro aos Eventos Regionais Concessões e Parcerias – Ampliação das oportunidades de negócios. O I Seminário Regional sobre Infraestrutura, Concessões e PPPs (Parcerias Público Privadas) será realizado pelo Sinduscon-PR, no dia 15 de setembro, na sede do Sindicato, em Curitiba. O objetivo é abordar as oportunidades de negócio, capacitar as empresas, mostrar exemplos de sucesso e, principalmente, levantar o “cardápio de projetos” em cada localidade. Além do programa federal de concessões, durante o evento também serão tratados projetos sobre habitação, reuso de água, pátios veiculares, entre outros. Uma das seções do evento abordará o tema “Uma nova perspectiva para negócios com o poder público utilizando as concessões e as PPPs – conceitos fundamentais, diferenças e potencial para os próximos anos”. Clique aqui para mais informações e inscrições.
Trabalhadores do setor do DF recebem certificação em formatura de alfabetização nesta sexta-feira
O Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci-DF), com apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF) e do Sindicato dos Trabalhadores (STICMB), realiza nesta sexta-feira (28/08), às 19h, na sede do Sinduscon-DF, em Brasília, solenidade da 28ª Formatura de Alfabetização e Primeiro Segmento do Ensino Fundamental. Durante o evento, 61 trabalhadores que frequentam as aulas dentro do próprio canteiro de obras serão certificados. Em 24 anos, o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, fruto de uma parceria entre o Seconci-DF e a Secretaria de Educação do DF, já certificou cerca de 12 mil alunos. Para o presidente da entidade, Deyr Corrêa, a alfabetização é o primeiro passo da cidadania do homem. “A partir daí, os efeitos se multiplicam, geometricamente. Ter uma escola dentro do local de trabalho estimula a aprendizagem”, ressalta. Já para os trabalhadores, essa é a oportunidade de retomar os estudos. Para muitos, a primeira vez em uma sala de aula. “Eu estou começando a aprender agora. Antes, eu não sabia nem escrever meu nome e agora já escrevo. O próximo passo é aprender a fazer contas”, comemora o servente e orador da turma na formatura, Francisco Soares, 45 anos. As aulas ocorrem de segunda a quinta-feira, nos canteiros das obras.
Propostas para regularizar descarte de construção civil aguarda aprovação em Minas Gerais
Propostas para a regularização dos descartes da construção civil em Juiz de Fora/MG aguardam a aprovação do Legislativo para regulamentar a atividade na cidade. Os projetos “Sistema de Gestão Sustentável de Resíduos da Construção Civil e Resíduos Volumosos” e “Plano Integrado de Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil” foram apresentadas pela Prefeitura nesta terça-feira (25) na Câmara de Vereadores. Os projetos foram elaborados em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa busca estabelecer padrões para o descarte tanto para moradores com reformas pontuais quanto para empreiteiras e obras de maior porte. Para cumprir a legislação, o plano prevê 15 pontos para o descarte regular de pequenos geradores (até um metro cúbico por viagem), evitando os bota-foras. Para o grande gerador (acima de um metro metro cúbico), o projeto prevê a criação de grandes espaços de triagem, com usinas de reciclagem para o reaproveitamento dos resíduos. O Executivo aguarda os procedimentos legais sobre o plano, para que, uma vez aprovado, seja implantado no município.
(Com informações do G1)
CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção | SCN - Quadra 01 - Bloco E - Edifício Central Park -
13º Andar - CEP 70.711-903 - Brasília/DF | Tel.:(61) 3327-1013
unsubscribe from this list update subscription preferences