NEWSLETTER 28.07.15 / EDIÇÃO 5556 |
Setor discute ações em prol da ética, responsabilidade social e sustentabilidade
Foi realizada hoje, dia 28 de julho, na sede do Seconci-SP, em São Paulo, a reunião mensal do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) com a presença do presidente da CBIC, José Carlos Martins, e cerca de 20 membros representantes de diversas entidades setoriais do país. O tema central foi desenvolvimento de ações em prol da ética, responsabilidade social e sustentabilidade na indústria da construção. Tivemos a apresentação do caso de sucesso de uma grande construtora que há alguns anos instituiu na companhia o Departamento de Sustentabilidade. Os estados puderam conhecer esta iniciativa e aprender como é possível implantar campanhas e projetos neste sentido. Posteriormente, foi apresentado pelo Sinduscon-Rio a Lei Anti Corrupção. O presidente salientou a importância de incorporarmos a Ética em nosso dia a dia e de conectarmos o discurso a respeito do assunto com a prática em nossas companhias e instituições. A cada dia o tema se torna urgente em todos os setores da sociedade. Entendendo a importância do assunto, o presidente da CBIC apresentou o Projeto Ética & Compliance desenvolvido de forma institucional e que a partir do segundo semestre de 2015 será liderado pelo FASC. O projeto a ser desenvolvido em fases terá como fio condutor a promoção da ética e estímulo as entidades setoriais em desenvolver em seus estados ações afirmativas.
|
Confiança da construção registra em julho pior nível desde 2010, diz FGV
Dados da Sondagem da Construção, divulgados nesta terça-feira (28/07) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), indicam que após registrar leve alta em junho, o Índice de Confiança da Construção (ICST) recuou 4,7% em julho, alcançando 70,2 pontos e representando o pior resultado da série iniciada em julho de 2010. No ano, o indicador acumula queda de 26,5%. Segundo o levantamento, ocasionaram a queda do índice os movimentos desfavoráveis das avaliações sobre o estado atual dos negócios e as expectativas em relação aos próximos meses. O Índice da Situação Atual (ISA-CT) recuou 1,2% em julho, na comparação com junho, alcançando 56,6 pontos. A maior contribuição para a queda foi a do indicador que mede o grau de satisfação das empresas com a situação atual dos negócios, que declinou 3,7% em relação ao mês anterior. Quanto ao Índice de Expectativas (IE-CST), registrou queda de 7,0% em julho, alcançando 83,7 pontos. Em junho, o indicador havia avançado 3,0%. A Sondagem indica que a queda do IE-CST foi influenciada pela análise das perspectivas do mercado em relação à evolução da situação dos negócios nos seis meses seguintes, que recuou 9,1% em julho e atingiu 87,6 pontos. (Com informações do Portal Piniweb)
Comissão de Meio Ambiente da CBIC se reúne com secretária Nacional de Habitação
Em reunião nesta terça-feira (28/07), no Ministério das Cidades, em Brasília, o presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, Nilson Sarti, apresentou à secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, os temas que estão sendo tratados pela entidade na área de sustentabilidade. Também participaram da reunião, pelo Ministério, a diretora do Departamento de Desenvolvimento Institucional e Cooperação Técnica, Júnia Santa Rosa, e a coordenadora-geral do PBQP-H, Salette Weber. Pela CBIC estiveram presentes o professor Osvaldo Soliano e a assessora Mariana Silveira. Nesta quarta-feira (29/07), a partir das 10h, na sede da entidade, em Brasília, a CMA/CBIC promoverá reunião para tratar dos temas: uso eficiente da água em edificações e reuso de água, bem como discutir os mecanismos de uso, como a captação de água da chuva.
Pesquisa revela queda de 8,8% no nível de emprego no primeiro semestre do ano
Pesquisa de Emprego realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego, revela que o nível de emprego na construção civil registrou queda de 8,8% no primeiro semestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado. Em 12 meses, o saldo líquido negativo alcançou 383,8 mil postos de trabalho, em razão da redução da atividade econômica brasileira. Apenas em junho o recuo foi de 1,04% na comparação com maio, desconsiderando os fatores sazonais. A quantidade de trabalhadores com carteira em junho era de 3,16 milhões. Na comparação com o mesmo período de 2014, o estoque de trabalhadores com carteira na construção está 10,82% menor. De acordo com a pesquisa, o Ceará é o único estado que apresenta saldo positivo (2,06%) considerando os últimos 12 meses, devido ao andamento de obras de infraestrutura. A região norte, por sua vez, tem os piores índices em função do término de obras de hidrelétricas. No sudeste, o Rio de Janeiro teve retração de 6,92% no mesmo período, por conta do encerramento dos investimentos relacionados à Petrobras. (Com informações do Construmail 2112).
CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção | SCN - Quadra 01 - Bloco E - Edifício Central Park -
13º Andar - CEP 70.711-903 - Brasília/DF | Tel.:(61) 3327-1013