Atendimento

(34) 3236-2560

(34) 98814-1616

Chame pelo WhatsApp (34) 98827-8841

CBIC HOJE - EDIÇÃO 5556

NEWSLETTER 28.07.15 / EDIÇÃO 5556

View this email in your browser

 

 

 

 

 

 

 

Setor discute ações em prol da ética, responsabilidade social e sustentabilidade

   Foi realizada hoje, dia 28 de julho, na sede do Seconci-SP, em São Paulo, a reunião mensal do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) com a presença do presidente da CBIC, José Carlos Martins, e cerca de 20 membros representantes de diversas entidades setoriais do país. O tema central foi desenvolvimento de ações em prol da ética, responsabilidade social e sustentabilidade na indústria da construção. Tivemos a apresentação do caso de sucesso de uma grande construtora que há alguns anos instituiu na companhia o Departamento de Sustentabilidade. Os estados puderam conhecer esta iniciativa e aprender como é possível implantar campanhas e projetos neste sentido. Posteriormente, foi apresentado pelo Sinduscon-Rio a Lei Anti Corrupção. O presidente salientou a importância de incorporarmos a Ética em nosso dia a dia e de conectarmos o discurso a respeito do assunto com a prática em nossas companhias e instituições. A cada dia o tema se torna urgente em todos os setores da sociedade. Entendendo a importância do assunto, o presidente da CBIC apresentou o Projeto Ética & Compliance desenvolvido de forma institucional e que a partir do segundo semestre de 2015 será liderado pelo FASC. O projeto a ser desenvolvido em fases terá como fio condutor a promoção da ética e estímulo as entidades setoriais em desenvolver em seus estados ações afirmativas. 

 

 

 Confiança da construção registra em julho pior nível desde 2010, diz FGV

Dados da Sondagem da Construção, divulgados nesta terça-feira (28/07) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), indicam que após registrar leve alta em junho, o Índice de Confiança da Construção (ICST) recuou 4,7% em julho, alcançando 70,2 pontos e representando o pior resultado da série iniciada em julho de 2010. No ano, o indicador acumula queda de 26,5%. Segundo o levantamento, ocasionaram a queda do índice os movimentos desfavoráveis das avaliações sobre o estado atual dos negócios e as expectativas em relação aos próximos meses. O Índice da Situação Atual (ISA-CT) recuou 1,2% em julho, na comparação com junho, alcançando 56,6 pontos. A maior contribuição para a queda foi a do indicador que mede o grau de satisfação das empresas com a situação atual dos negócios, que declinou 3,7% em relação ao mês anterior. Quanto ao Índice de Expectativas (IE-CST), registrou queda de 7,0% em julho, alcançando 83,7 pontos. Em junho, o indicador havia avançado 3,0%. A Sondagem indica que a queda do IE-CST foi influenciada pela análise das perspectivas do mercado em relação à evolução da situação dos negócios nos seis meses seguintes, que recuou 9,1% em julho e atingiu 87,6 pontos. (Com informações do Portal Piniweb) 

Comissão de Meio Ambiente da CBIC se reúne com secretária Nacional de Habitação

   Em reunião nesta terça-feira (28/07), no Ministério das Cidades, em Brasília, o presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, Nilson Sarti, apresentou à secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, os temas que estão sendo tratados pela entidade na área de sustentabilidade. Também participaram da reunião, pelo Ministério, a diretora do Departamento de Desenvolvimento Institucional e Cooperação Técnica, Júnia Santa Rosa, e a coordenadora-geral do PBQP-H, Salette Weber. Pela CBIC estiveram presentes o professor Osvaldo Soliano e a assessora Mariana Silveira. Nesta quarta-feira (29/07), a partir das 10h, na sede da entidade, em Brasília, a CMA/CBIC promoverá reunião para tratar dos temas: uso eficiente da água em edificações e reuso de água, bem como discutir os mecanismos de uso, como a captação de água da chuva. 

Pesquisa revela queda de 8,8% no nível de emprego no primeiro semestre do ano

Pesquisa de Emprego realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego, revela que o nível de emprego na construção civil registrou queda de 8,8% no primeiro semestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado. Em 12 meses, o saldo líquido negativo alcançou 383,8 mil postos de trabalho, em razão da redução da atividade econômica brasileira. Apenas em junho o recuo foi de 1,04% na comparação com maio, desconsiderando os fatores sazonais. A quantidade de trabalhadores com carteira em junho era de 3,16 milhões. Na comparação com o mesmo período de 2014, o estoque de trabalhadores com carteira na construção está 10,82% menor. De acordo com a pesquisa, o Ceará é o único estado que apresenta saldo positivo (2,06%) considerando os últimos 12 meses, devido ao andamento de obras de infraestrutura. A região norte, por sua vez, tem os piores índices em função do término de obras de hidrelétricas. No sudeste, o Rio de Janeiro teve retração de 6,92% no mesmo período, por conta do encerramento dos investimentos relacionados à Petrobras. (Com informações do Construmail 2112).

CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção | SCN - Quadra 01 - Bloco E - Edifício Central Park -

13º Andar - CEP 70.711-903 - Brasília/DF | Tel.:(61) 3327-1013

unsubscribe from this list    update subscription preferences