Atendimento

(34) 3236-2560

(34) 98814-1616

Chame pelo WhatsApp (34) 98827-8841

CBIC HOJE - EDIÇÃO 5535

 

23/06/2015 :: Edição 5535

Comat/CBIC

Grupo de Trabalho de Acompanhamento de Normas Técnicas promove primeira reunião virtual

O Grupo de Trabalho (GT) de Acompanhamento das Normas Técnicas da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC promoveu na segunda-feira (22/05) sua primeira reunião virtual, que possibilitou uma maior participação de associados, como os de Alagoas e Espírito Santo. O GT foi criado pela Comat para atender a política da entidade de acompanhamento das principais normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).  “A CBIC criou uma estrutura que acompanha todas as tramitações de normas de interesse e tem tentado se antecipar às publicações das consultas públicas, se posicionando a respeito do processo de normalização”, destaca o líder do GT, Roberto Matozinho. Segundo o líder do Grupo de Trabalho, o grupo também tem participado ativamente da elaboração das principais normas que estão sendo criadas pela ABNT, a exemplo das Normas de Desempenho (NBR 15575), de Manuais de Edificações (NBR 14037), de Manutenção de Edificações (NBR 5674), e de Reformas de Edificações (NBR 16200). No momento, o GT monitora 16 Comitês Brasileiros (CBs), dentre os quais o CB-02, que trata da Construção Civil, o CB-18, sobre Cimento, Concreto e Agregados e o CB-24, sobre Segurança Contra Incêndios. Na reunião, os focos foram as normas de Preparo de Concreto (NBR 12.655) e de Acústica (NBRs 10151 e 10152). Também foram apresentadas informações gerais sobre a Norma de Acessibilidade (NBR 9050) e abordados assuntos referentes ao 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) e aos dois anos da Norma de Desempenho (NBR 15575/2013). Como a reunião teve ótima repercussão, já foi agendado novo encontro para segunda-feira (29/06), das 14h às 16h. Os interessados em participar devem entrar em contato com Raquel Ribeiro pelo e-mail comat@cbic.org.br
  


 

Lei 13137/2015

RET de 1%

Foi publicada ontem (22/06), no Diário Oficial da União (DOU), a Lei 13137/2015, que altera a redação do art. 2º da Lei 12.024/09, autorizando a hipótese em que a empresa construa unidades imobiliárias para vende-las prontas, o pagamento do RET (Regime Especial de Tributação) seja 1% da receita mensal auferida pelo contrato de alienação (art. 25). Clique aqui para acessar a íntegra da Lei.


Prêmio

Câmara dos Deputados cria o Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação

A Câmara dos Deputados criou, no início de junho, o Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação. Com ele, serão homenageados anualmente três entidades e três personalidades dessas áreas da sociedade, cujos trabalhos ou ações merecerem especial destaque na vida das metrópoles ou cidades brasileiras. Segundo a Comissão de Desenvolvimento Urbano, organizadora do prêmio, as entidades e personalidades que vêm desenvolvendo trabalhos de alto nível no melhoramento da vida dos cidadãos são exemplos que devem ser seguidos em todo o território nacional e até por metrópoles e municípios de outros países. Para a escolha dos homenageados, cada parlamentar membro da comissão poderá indicar até três nomes de entidades e pessoas jurídicas e até três nomes de personalidades para votação. A primeira entrega dos prêmios ocorrerá no dia 6 de outubro de 2015, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Os vencedores ganharão uma estatueta de Lúcio Costa cunhada para este fim, medalha e certificado.


Encontro

Secovi-SP realiza encontro para discutir o aprimoramento das relações entre construtoras e incorporadoras

O Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) promove na próxima sexta-feira (26), em sua sede, o I Encontro de Construtores e Incorporadores. O evento visa discutir o aprimoramento das relações entre construtoras e incorporadoras e a redução dos riscos e custos. Serão realizados quatro painéis, “Panorama dos modelos de negócio na Incorporação e na Construção”; "A parceria ganha-ganha com as incorporadoras é possível?"; "A quem as empresas de projeto atendem? Os modelos de desenvolvimento de projeto são adequados à nossa realidade?"; e "Ferramentas para melhorar os processos de contratação dos parceiros nos empreendimentos". Para mais informações sobre o I Encontro de Construtores e Incorporadores, clique aqui.


Jovem Aprendiz

Formação profissional e perspectiva de melhores salários motivam jovens aprendizes a ingressarem na construção civil de Alagoas

A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL) e o Senai-AL estão promovendo ações para formação profissional de jovens aprendizes em Alagoas. De 2010 a 2015 foram 2.486 alunos matriculados nos cursos de Aprendizagem Industrial do Senai. Uma parcela desses alunos voltada para a construção civil, que passa a receber uma nova geração de trabalhadores com elevado nível de qualificação técnica. Em conjunto com o Sinduscon-AL, a Ademi-AL também está realizando um trabalho de formação e informação voltado para esses jovens aprendizes. Segundo o presidente da Ademi-AL, Paulo Malgueiro, a construção civil está fixando novos padrões de competitividade salarial. “Descortinamos um novo cenário profissional em que jovens talentosos, tecnicamente preparados nos laboratórios do Senai e aperfeiçoados nos estágio das nossas empresas, vão formar uma mão de obra qualificada e melhor remunerada”, explica. Para a Lídia Anália Motta Freitas, do Senai, isso mostra a importância da capacitação profissional de jovens, “que chegam ao mercado de trabalho com um bom nível técnico adquirido nos laboratórios do Senai e na prática nas empresas”. 

 Cbic