Atendimento

(34) 3236-2560

(34) 98814-1616

Chame pelo WhatsApp (34) 98827-8841

CBIC HOJE - EDIÇÃO 5531


17/06/2015 :: Edição 5531

PIL

Novas concessões dependem do modelo

Em artigo intitulado Novas concessões dependem do modelo, publicado nesta quarta-feira (17/06), no jornal Brasil Econômico, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, aborda a nova etapa do Programa de Investimento em Logística (PIL) do governo federal. Destaca, entre outros, a preocupação da entidade com a modelagem e o detalhamento dos novos contratos. Defende que os processos de licitação devem ser elaborados de forma a permitir que mais empresas de construção possam participar das obras. Outro destaque na imprensa para o setor foi o texto publicado ontem (16/06) pela Beth Cataldo, colunista do G1, que também abordou o tema do Programa de Concessões. No texto intitulado A hora do “como fazer”, a colunista ressalta que, após uma semana do lançamento da nova etapa do Plano de Investimento em Logística (PIL), a hora é de mostrar “o como fazer”. Aponta ainda a defesa do setor de que é necessário desconcentrar o modelo de concessões e permitir a participação de maior número de empresas nas licitações a serem realizadas. Os textos estão disponíveis para leitura nos links abaixo: artigo do presidente da CBIC no Brasil Econômico e matéria da jornalista Beth Cataldo no G1.

 

 

CPRT/CBIC

CBIC promove pesquisa sobre ações do setor referentes à Cotas de Aprendiz e Pessoas com Deficiência

Com o objetivo de montar um banco de dados com informações atualizadas sobre ações em andamento/resultados de medidas judiciais relativas à questão das Cotas de Aprendiz e/ou de Pessoas com Deficiência (PCD), a Comissão de Política e Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC deu início a uma pesquisa junto às entidades e empresas do setor sobre o tema. Cópia das peças e respectivas decisões devem ser enviadas à CPRT/CBIC até o próximo dia 30 de junho, pelo e-mail cprt@cbic.org.br.


NBR 15575

Balanço de dois anos da Norma de Desempenho

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) promove nesta quinta-feira (18/06), no Caesar Business Faria Lima, em São Paulo, balanço de dois anos da NBR 15.575 (Edificações habitacionais – Desempenho). O seminário “Norma de Desempenho: de 2013 a 2015 – avanços e necessidades para a implantação plena” reunirá especialistas e cases de sucesso na implantação da Norma de Desempenho.  O evento abordará as mudanças já realizadas nos projetos de arquitetura para atender a norma, especificações adotadas nos projetos de Habitação de Interesse Social (HIS), ensaios realizados para subsistemas construtivos e componentes, entre outros. Clique aqui para acessar a programação.


Pesquisa

Empresas de construção reduzirão investimento, diz FGV

Dados da Sondagem de Investimentos da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgados nesta quarta-feira (17/06), o número de empresas da construção que planejam reduzir investimentos nos próximos 12 meses cresceu no segundo trimestre de 2015. O porcentual atingiu 31%, segundo a FGV. No quarto trimestre de 2014 essa fatia era de 22%. A quantidade de empresas da construção que pretendem aumentar investimentos nos próximos 12 meses diminuiu de 20% no último trimestre do ano passado para 15% neste segundo trimestre. Em relação aos últimos 12 meses até o segundo trimestre, 39% das empresas ligadas à atividade reduziram aportes na comparação os 12 meses anteriores. Outros 14% ampliaram o volume de recursos aplicado para esse fim. Os números mostram deterioração em relação ao fim do ano passado, quando 23% declararam ter aumentado investimentos e 26% diminuíram. Atualmente, 38% das empresas da construção não têm nenhum programa de investimentos. Outros 27% desejam aperfeiçoar, modernizar ou racionalizar o processo produtivo. Também estão nos planos de algumas expandir a capacidade de produção (14%) e substituir máquinas, equipamentos ou instalações (16%). A sondagem é trimestral e a coleta de dados para a sondagem divulgada hoje ocorreu entre os dias 1º de abril e 29 de maio. Foram ouvidas 554 empresas do setor da construção. (Com informações do Estadão Conteúdo)


Fasc/CBIC

Prêmio CBIC de Responsabilidade Social: as iniciativas que transforma realidades

O Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promove mais uma edição do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social. Neste ano, a premiação quer fortalecer e estimular o desenvolvimento de ações sociais na construção e no mercado imobiliário, criando um mecanismo de reconhecimento dos esforços conjuntos do setor na busca por uma sociedade com melhor qualidade de vida. Podem concorrer projetos e programas desenvolvidos em 2014 ou aqueles que foram elaborados nos anos anteriores e continuam ativos, com, pelo menos, um ano de operacionalização. No total, serão consagrados oito vencedores, distribuídos em três categorias: Categoria Organizações, Categoria Reconhecimento Social e Categoria Trabalhador. Os interessados têm até o dia 15 de julho para se inscreverem. inscreva-se aqui.

 Cbic