Autor da NR35 ministra palestra em Uberlândia
Assessoria de Comunicação do Seconci-TAP
O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba - Seconci-TAP em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba - Sinduscon-TAP - realizaram na quarta-feira do dia 21/11/2012, no Auditório da Faculdade UNIUBE – Campus Rondon em Uberlândia (MG), um evento com tema atual que despertou o interessante dos convidados: “A Nova N.R. 35 – Trabalho em Altura”.
Publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 27 de março de 2012, a Portaria nº 313, assinada em 23 de março de 2012, da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), que aprova a Norma Regulamentadora nº 35 (Trabalho em Altura). Entrou em vigor no dia 27 de setembro de 2012, editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Um dos responsáveis pela redação da nova NR35 – Membro do GTT - Grupo de Trabalho Tripartite, Auditor Fiscal do Trabalho – SP e Especialista Internacional em Segurança no Trabalho em Altura - Gianfranco Pampalon, ministrou a palestra e conseguiu atrair a atenção dos 267 participantes, durante 2 horas de palestra, onde fez também esclarecimentos à inúmeros questionamentos da platéia. Dentre outros, Gianfranco abordou tópicos tais como: objetivo da norma, o que muda no canteiro de obras, requisitos mínimos, medida de proteção, planejamento, organização e execução.
De acordo com Ginfranco, na construção civil a queda em altura é responsável por 40% dos acidentes de trabalho e diz: “Apesar do alto índice na construção civil, criamos uma norma que abrange todos os ramos de atividade. Em qualquer trabalho em altura é fácil visualizar o perigo e esta norma dá os parâmetros mínimos para uma gestão de segurança”.
Dentre os participantes, o evento contou com um público seleto predominantemente da área da construção civil: empresários, engenheiros, mestres de obras, arquitetos, técnicos segurança do trabalho e representantes das instituições parceiras (Legran Engenharia e Pasi - Plano de Amparo Social Imediato – patrocinadores e Amcham - Câmara Americana de Comércio, Mac Prado Locações de Equipamentos Ltda e Uniube – Campus Rondon – apoiadores).
Na ocasião falaram pelas entidades – Sinduscon-TAP e Seconci-TAP, respectivamente os Srs. Presidentes Efthymios Panayotes Emmanuel Tsatsakis e Rubens Debs Procópio, ressaltando a preocupação em proporcionar conhecimento das inovações importantes ao setor da construção civil e especialmente sobre a relevância da NR para a garantia da segurança do trabalhador.